Postagens populares

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012


Conhecendo as idéias dos principais pensadores e educadores que norteiam os métodos e filosofias de ensino podemos refletir sobre a nossa prática pedagógica, adicionar novas técnicas e analisar comportamentos dos alunos.
Excelentes aliados para suprir as necessidades de educar no sentido pleno da palavra.
Educadores

Projeto Metamorfose da Borboleta
 Perfil da turma A turma é composta de 23 alunos entre 5 e 6 anos, são em sua maioria veteranos, com apenas 5 novatos. É uma turma bem heterogênea. 
Temos o Marcello, que é um aluno de inclusão – autista- que teve uma ótima aceitação da turma e a cada dia se interage mais com todos e aos poucos vai desenvolvendo suas capacidades cognitivas. A Adriana é a monitora dele e o auxilia sempre, além do carinho que sentem um pelo outro. 
Esse projeto surgiu diante da curiosidade das crianças em saber como nascem as borboletas e também porque a borboleta é a nossa mascote. Através de pesquisas, leituras, contribuições das famílias e do pessoal da escola, as dúvidas das crianças foram sendo sanadas. Também observamos um casulo, enviado pela mãe da Manuela, que foi de grande contribuição para acompanhar o processo de metamorfose da borboleta dentro da sala de aula. 
Em outro momento a família do aluno Gleison também enviou um casulo para a turma. Estamos observado os dois e aguardamos com ansiedade o nascimento das borboletas. 
A finalização do projeto será com a visita ao borboletário, no zoológico, para que as crianças possam conhecer e saber um pouco mais sobre a vida desse “bichinho” que nos trouxe muita alegria e satisfação durante a realização dos trabalhos. Para iniciar nosso trabalho montamos uma borboleta grande, usando o recurso do retroprojetor para ampliar a imagem. Quem nos ajudou foi a Maristela (secretária). Fizemos o corpo da borboleta, a turma foi aos poucos completando o que faltava e depois as crianças picaram papel e colaram nas asas da borboleta. Também fizemos a votação de um nome para nossa amiga, o nome vencedor foi: Mara Maravilha. 


Bernardo fazendo o contorno do corpo da borboleta. Maristela ajudando. 

A turma picando papel para colorir as asas da borboleta. Um grupo por vez colava em uma asa. Todos estavam bem animados. 

A borboleta completa

Trabalhamos com a poesia “As Borboletas” e as crianças fizeram as asas com a figura geométrica triângulo, usando as cores que são da poesia e fazendo o corpo com o lápis. Ficou muito legal! 

O casulo que a mãe da Manuela mandou para observarmos. Veja a carinha deles. Que legal! Todos os dias eu mostro o casulo para eles observarem se está acontecendo algo diferente. Alguns falam que a borboleta mexeu, outros que apareceu um buraquinho, outros que ouviram um barulhinho, etc. 

Fizemos uma borboleta usando cds. Ficou muito legal! Eles amaram e se divertiram enfeitando e completando o que faltava. As borboletas serão usadas no cenário para apresentação do teatro referente à poesia trabalhada.TeatroPara compor o nosso cenário, além das borboletas, os sapos também fizeram parte. A Adriana ensaiou com as meninas e o sapo (Chico) foi o narrador na voz de Adriana. Ficou muito fofo! Muito lindo! 

BorboletárioFomos ao borboletário para conhecer e saber mais sobre a vida da nossa mascote. Primeiro assistimos um vídeo explicativo e depois a responsável conversou com as crianças, mostrou lagarta, ovinhos, fez perguntas e em seguida nos levou para dentro do borboletário. Que lindo! As crianças ficaram encantadas

Chegamos ao final do projeto com muitas informações e aprendemos muito sobre a vida da nossa mascote – borboleta. A única coisa que faltou foi o nascimento de uma borboleta, que até hoje não saiu do casulo, mas estamos aguardando, pois ainda temos alguns dias letivos pela frente. O Projeto
Período previsto: 4 meses 
Turma: 2º ciclo - 5 anos 
1. Tema A metamorfose da borboleta 
2. Justificativa Esse projeto surgiu diante da curiosidade das crianças em saber como nascem as borboletas, isso ocorreu depois que escolheram a borboleta para ser a mascote da nossa turma. 
Partindo do princípio de que a educação infantil precisa se apoiar em projetos que nasçam das curiosidades e dos questionamentos feitos pelas próprias crianças, pretende-se com esse projeto estudar mais sobre este assunto, através de pesquisas, leituras, contribuições das famílias e de toda a escola, para sanar as dúvidas das crianças. 
3. Objetivos 
- entender a metamorfose da borboleta; - desenvolver através das atividades de leitura e escrita (não cConvencional), a construção da base alfabética; - conhecer diversas cores entre as borboletas; - estimular a linguagem oral; - desenvolver a criatividade; -incentivar a pesquisa através de variados meios de informação; -desenvolver habilidades motoras através do recorte e colagem, colorido, etc. 
4. Atividades a serem desenvolvidas- pesquisa sobre o tema (internet, livros, etc) - leitura de histórias referentes ao tema -artes (teatro, confecção de borboletas e sapos, pintura, colagens, colorir, recortes, desenhos, etc) - poesias, músicas, vídeos, cds/dvds; - leitura e escrita (não convencional) - etc 
5. Material utilizado
- tinta guache (várias cores) - pincéis - papéis variados (cores, tamanhos, etc) - colas (branca e coloridas) - canetas hidrocor e lápis de cor (todas as cores) - livros de história (sobre o tema) - computador, cds/dvds - cartucho colorido e preto (para imprimir) - transporte- visita ao borboletário - e outros que se fizerem necessários. 
6. Avaliação 
A avaliação dar-se-á através da observação do comportamento e interesse das crianças no decorrer do projeto. A oralidade também será foco da avaliação em situações de “rodinha” onde as crianças poderão demonstrar a aprendizagem construída pela troca de conhecimentos e conversas sobre o assunto, além da visita ao “borboletário”, como culminância do projeto.
--------------------------------------------------------------------------------


Oração do Professor

Obrigado , Senhor, por atribuir-me a missão de ensinar e por
fazer de mim um professor no mundo da educação.

Eu te agradeço pelo compromisso de formar tantas pessoas
e te ofereço todos os meus dons.
São grandes os desafios de cada dia, mas é gratificante ver
os objetivos alcançados, na graça de servir , colaborar
e ampliar os horizontes do conhecimento.
Quero celebrar a formação de cada aprendiz na felicidade de ter aberto um longo caminho para cada um.
Quero celebrar as minhas conquistas exaltando também o sofrimento que me fez crescer e evoluir
Quero renovar cada dia a coragem de sempre recomeçar.
Senhor ! Inspira-me na minha vocação de mestre e comunicador ,
para melhor poder servir.

Abençoa todos os que se empenham neste trabalho , iluminando- lhes o caminho.

Obrigado, meu Deus, pelo dom da vida e por fazer de mim um educador hoje e sempre.
Amém!

Auto-estima: alma da educação

Não se pode pensar em educação integral sem pensar em AUTO-ESTIMA. A auto-estima é uma poderosa necessidade humana, que contribui de maneira essencial para o processo da vida, sendo indispensável para um desenvolvimento normal e saudável. Tem valor de sobrevivência.
Cada um decide a pessoa que é. A cada momento. E, se não estiver gostando, pode mudar. Pode reprogramar-se.
Acreditar na sua capacidade de decidir sua vida é um passo essencial para ter auto-estima e realizar seus ideais.
A valorização de si mesmo é um processo que se constrói no dia-a-dia e que pode ser ajudado através do autoconhecimento. Quem se conhece, sabe da riqueza que existe em seu mundo interior, sabe dos recursos de que pode lançar mão nos momentos bons e ruins, confia mais em si mesmo, entretanto a pessoa que não se valoriza que não sabe para onde está indo, qualquer caminho serve.
A auto-estima fortalece, dá energia e motivação. Ela inspira a obter resultados e permite sentir prazer e satisfação diante de realizações.
A auto-estima proclama-se como uma necessidade porque sua (relativa) ausência compromete nossa capacidade de funcionar. É por esse motivo que dizemos que ela tem valor de sobrevivência. E hoje mais do que nunca. Atingimos um ponto na história em que a auto-estima, que sempre se mostrou como uma necessidade psicológica de suma importância, também se tornou uma necessidade econômica da maior relevância, atributo imperativo para a adaptação a um mundo cada vez mais complexo, desafiador e competitivo
As escolas, diretores, professores e alunos precisam despertar para a alma da educação, a tão esquecida AUTO-ESTIMA. Esse componente do comportamento humano e da psiquê é fundamental para uma escola sadia, arejada e voltada para o educador e o educando.
O indivíduo com boa auto-estima é:
    • Ambicioso sem ser ganancioso
    • Poderoso sem ser opressor
    • Assertivo sem ser agressivo
    • Inteligente sem ser pernóstico
    • Humilde sem ser subserviente
    • Compreensivo ser idiota
As aulas, as atividades complementares, as provas fazem parte do dia a dia das escolas, mas falta a capacidade de AMAR, que vem da auto-estima, do auto-amor. É fundamental que educador e educando se amem em primeiro plano para depois conseguirem plasmar o AMOR na relação interpessoal da educação. Pestalozzi já nos dizia “educar é amar”. Se o educador amar, o aluno irá receber esse amor e assim, trabalhará com esse sentimento, surgindo, de verdade, a EDUCAÇÃO INTEGRA, PLENA, de dentro para fora, despertando os potenciais e as habilidades dos alunos.
Quanto mais saudável for a auto-estima, mais propenso se torna tratar os outros com respeito, benevolência, boa vontade e equanimidade – uma vez que não se tende percebê-los como ameaça, e que o auto-respeito é a base do respeito pelo outro. Enfim, a auto-estima elevada é a base para a felicidade pessoal.
Com uma auto-estima elevada, é mais provável que consigamos persistir diante das dificuldades. Com uma auto-estima baixa é mais provável que desistamos ou façamos o que tem que ser feito, sem dar de fato o melhor de nós. As pesquisas mostram que os indivíduos com auto-estima alta persistem nas tarefas um tempo significativamente maior do que os indivíduos com baixa auto-estima.
O valor da auto-estima não está apenas no fato de ela permitir que nos sintamos melhor, mas pode permitir que vivamos melhor – respondendo aos desafios e às oportunidades de maneira mais rica e mais apropriada. Um professor emocionalmente equilibrado, com auto-estima elevada, consegue intervir de forma adequada nas relações conflituosas de sua sala de aula, ou seja, sua participação na vida de seus alunos tenderá a basear-se no respeito e na justiça.
O verdadeiro progresso econômico e social do mundo está inexoravelmente ligado ao bem-estar físico, emocional e intelectual.
AUTO-ESTIMA, a solução eficaz e proativa para uma EDUCAÇÃO INTEGRAL

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012


POEMA DE "CECÍLIA MEIRELES"



"Mensagem boas vindas"

Coragem
“É muitas vezes nas pequenas coisas e não nas grandes que se conhecem as pessoas corajosas.” Baldassare Castiglione
“Devemos construir diques de coragem para conter a correnteza do medo.” Martin Luther King
“Coragem é resistência ao medo, domínio do medo, e não ausência do medo.” Mark Twain
“A diferença fundamental entre o homem comum e o guerreiro, é que o guerreiro encara tudo como desafio, enquanto o homem comum encara tudo como benção ou maldição.” Carlos Castañeda
“Grandes almas sempre encontram forte oposição de mentes medíocres.” Albert Einstein
Atitude e Ação
“Você perde 100% dos tiros que não dá” Wayne Gretzky
“Você nunca sabe que resultados virão da sua ação. Mas se você não fizer nada, não existirão resultados.” Mahatma Gandhi
“Se a dúvida está te desafiando e você não agir, as dúvidas crescerão. Desafie as dúvidas com ação e você crescerá. Dúvida e ação são incompatíveis.” John Kanary
“Realização parece estar conectada com a ação. Homens e mulheres de sucesso mantêm-se em movimento. Eles cometem erros, mas não param.”
“O homem é aquilo que ele próprio faz.” André Malraux
“Não confunda movimento com ação.” Ernest Hemingway
“Feitos, e não palavras devem me exprimir.” John Fletcher
“É mais fácil pedir perdão do que pedir permissão.” Stuart
“Agir é acreditar.” Romain Rolland
“A genialidade é 1% inspiração e 99% transpiração.” Albert Einstein
“Atitude é uma coisa pequena que faz uma grande diferença.” Winston Churchill
"Pensamentos que nos fazem refletir cada dia mais..."

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012


"Cultivo a estabilidade e a paz no meu coração"


                  Frase do dia.......
“A fé em Deus nos faz crer no incrível, ver o invisível e realizar o impossível.”


Divider

" Depende de Você "
Divider
A paz que você reclama e tenta encontrar...
depende de você.

A compreensão que você reivindica a cada passo...
depende de você.

A bondade que você admira nas pessoas...
e sonha possuir...
depende de você.

O diálogo, base de toda convivência...
depende de você.

A abertura que é o caminho para a renovação...
depende de você.

A realização que você julga essencial...
depende de você.

O amor que você quer encontrar no outro...
depende de você.

Pondere:

Queixar-se ou produzir, atrapalhar ou servir,
desprezar ou valorizar, revoltar-se ou colaborar,
adoecer ou curar-se, rebaixar-se ou abrir-se,
estacionar ou progredir é uma questão de escolha.

"Depende de você".

 
Divider

Frase do dia:


"Quanto à virtude, não basta conhecê-la, devemos tentar também possuí-la e colocá-la em prática."
(Aristóteles)


''Pensamento do dia....."
Educar é muito mais do que ensinar a ler e a contar; educar
envolve a formação de um caráter, de uma personalidade e
este papel não é apenas da Escola. Família e Escola unidas
como educadores, se complementam nesta dura tarefa de
ensinar a bem-viver e a formar cidadãos que integram uma
sociedade em mudança contínua.

domingo, 22 de janeiro de 2012

Molde do mês

Olá pessoal!
Em agradecimento ao carinho recebido e às visitas ao meu cantinho, todo mês vou postar um molde como brinde para vocês.



Como estamos voltando às aulas, estou postando o molde dos estojinhos.
Você pode utilizá-lo para presentear seus aluninhos no primeiro dia de aula.
Eles ficam lindos e as crianças vão amar!!!
Se você gostou, deixe um recadinho!!!
Amo fazer cartazes aqui vai alguns modelos são umas gracinhas...