Postagens populares

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012


Projeto Metamorfose da Borboleta
 Perfil da turma A turma é composta de 23 alunos entre 5 e 6 anos, são em sua maioria veteranos, com apenas 5 novatos. É uma turma bem heterogênea. 
Temos o Marcello, que é um aluno de inclusão – autista- que teve uma ótima aceitação da turma e a cada dia se interage mais com todos e aos poucos vai desenvolvendo suas capacidades cognitivas. A Adriana é a monitora dele e o auxilia sempre, além do carinho que sentem um pelo outro. 
Esse projeto surgiu diante da curiosidade das crianças em saber como nascem as borboletas e também porque a borboleta é a nossa mascote. Através de pesquisas, leituras, contribuições das famílias e do pessoal da escola, as dúvidas das crianças foram sendo sanadas. Também observamos um casulo, enviado pela mãe da Manuela, que foi de grande contribuição para acompanhar o processo de metamorfose da borboleta dentro da sala de aula. 
Em outro momento a família do aluno Gleison também enviou um casulo para a turma. Estamos observado os dois e aguardamos com ansiedade o nascimento das borboletas. 
A finalização do projeto será com a visita ao borboletário, no zoológico, para que as crianças possam conhecer e saber um pouco mais sobre a vida desse “bichinho” que nos trouxe muita alegria e satisfação durante a realização dos trabalhos. Para iniciar nosso trabalho montamos uma borboleta grande, usando o recurso do retroprojetor para ampliar a imagem. Quem nos ajudou foi a Maristela (secretária). Fizemos o corpo da borboleta, a turma foi aos poucos completando o que faltava e depois as crianças picaram papel e colaram nas asas da borboleta. Também fizemos a votação de um nome para nossa amiga, o nome vencedor foi: Mara Maravilha. 


Bernardo fazendo o contorno do corpo da borboleta. Maristela ajudando. 

A turma picando papel para colorir as asas da borboleta. Um grupo por vez colava em uma asa. Todos estavam bem animados. 

A borboleta completa

Trabalhamos com a poesia “As Borboletas” e as crianças fizeram as asas com a figura geométrica triângulo, usando as cores que são da poesia e fazendo o corpo com o lápis. Ficou muito legal! 

O casulo que a mãe da Manuela mandou para observarmos. Veja a carinha deles. Que legal! Todos os dias eu mostro o casulo para eles observarem se está acontecendo algo diferente. Alguns falam que a borboleta mexeu, outros que apareceu um buraquinho, outros que ouviram um barulhinho, etc. 

Fizemos uma borboleta usando cds. Ficou muito legal! Eles amaram e se divertiram enfeitando e completando o que faltava. As borboletas serão usadas no cenário para apresentação do teatro referente à poesia trabalhada.TeatroPara compor o nosso cenário, além das borboletas, os sapos também fizeram parte. A Adriana ensaiou com as meninas e o sapo (Chico) foi o narrador na voz de Adriana. Ficou muito fofo! Muito lindo! 

BorboletárioFomos ao borboletário para conhecer e saber mais sobre a vida da nossa mascote. Primeiro assistimos um vídeo explicativo e depois a responsável conversou com as crianças, mostrou lagarta, ovinhos, fez perguntas e em seguida nos levou para dentro do borboletário. Que lindo! As crianças ficaram encantadas

Chegamos ao final do projeto com muitas informações e aprendemos muito sobre a vida da nossa mascote – borboleta. A única coisa que faltou foi o nascimento de uma borboleta, que até hoje não saiu do casulo, mas estamos aguardando, pois ainda temos alguns dias letivos pela frente. O Projeto
Período previsto: 4 meses 
Turma: 2º ciclo - 5 anos 
1. Tema A metamorfose da borboleta 
2. Justificativa Esse projeto surgiu diante da curiosidade das crianças em saber como nascem as borboletas, isso ocorreu depois que escolheram a borboleta para ser a mascote da nossa turma. 
Partindo do princípio de que a educação infantil precisa se apoiar em projetos que nasçam das curiosidades e dos questionamentos feitos pelas próprias crianças, pretende-se com esse projeto estudar mais sobre este assunto, através de pesquisas, leituras, contribuições das famílias e de toda a escola, para sanar as dúvidas das crianças. 
3. Objetivos 
- entender a metamorfose da borboleta; - desenvolver através das atividades de leitura e escrita (não cConvencional), a construção da base alfabética; - conhecer diversas cores entre as borboletas; - estimular a linguagem oral; - desenvolver a criatividade; -incentivar a pesquisa através de variados meios de informação; -desenvolver habilidades motoras através do recorte e colagem, colorido, etc. 
4. Atividades a serem desenvolvidas- pesquisa sobre o tema (internet, livros, etc) - leitura de histórias referentes ao tema -artes (teatro, confecção de borboletas e sapos, pintura, colagens, colorir, recortes, desenhos, etc) - poesias, músicas, vídeos, cds/dvds; - leitura e escrita (não convencional) - etc 
5. Material utilizado
- tinta guache (várias cores) - pincéis - papéis variados (cores, tamanhos, etc) - colas (branca e coloridas) - canetas hidrocor e lápis de cor (todas as cores) - livros de história (sobre o tema) - computador, cds/dvds - cartucho colorido e preto (para imprimir) - transporte- visita ao borboletário - e outros que se fizerem necessários. 
6. Avaliação 
A avaliação dar-se-á através da observação do comportamento e interesse das crianças no decorrer do projeto. A oralidade também será foco da avaliação em situações de “rodinha” onde as crianças poderão demonstrar a aprendizagem construída pela troca de conhecimentos e conversas sobre o assunto, além da visita ao “borboletário”, como culminância do projeto.
--------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário